Quem Somos

Com a transformação da região de Sarapuí em importante polo criar de búfalos, a Colaf aderiu ao programa Microbacias II, desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo e com apoio financeiro do Banco Mundial.

A Colaf é uma Cooperativa formada por pecuaristas e agricultores da região de Sarapuí, fundada em 17/6/2011, dedicada principalmente às atividades ligadas a leite bovino e bubalino.

A projeto da Colaf prevê a distribuição de leite bovino para consumidores e a industrialização do leite de búfala. Instalações próprias estão sendo construídas em Sarapuí para o processamento de leite. Será lançada a mussarela de búfala Colaf em parceria com Laticínio local.

O projeto da Colaf representa um importante apoio aos criadores de búfalos da região, oferecendo assistência na criação, industrialização e comercialização dos derivados de Leite de búfala.

Diretoria
Conselheiro Presidente: Massatoshi Baba
Conselheiro Secretário:  Elio Oliveira Santana
Conselheiro Vogal:          Barbara Possane Cardoso
Conselheiro Vogal:          Antônio Bento da Silva
Conselheiro Vogal:          Lauziro Nunes Botti

Búfalos em Sarapuí

Os primeiros búfalos a chegar a região de Sarapuí foram trazidos pelo proprietário da Fazenda Paineiras do Ingaí, Wanderley Bernardes, em 1983, e que hoje prossegue com seu filho Otávio Bernardes.

Os búfalos criados nessa região são da raça Murrah, originários da Índia. Esses animais se adaptaram muito bem às condições locais, atingindo níveis excelentes de produção de leite.

O contínuo empenho na melhora dos animais e na busca de produtividade tem tornando a criação de búfalos um negócio rentável.

A Colaf se insere no contexto de busca por melhor rentabilidade no processamento do leite de búfalas, dando início a industrialização e diversificação de produtos derivados de leite bubalino.